Gestão empresarial: 5 passos para eliminar os gastos desnecessários da sua empresa

A crise econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos anos atingiu fortemente diversos setores do comércio, indústria e prestação de serviço. A baixa arrecadação direcionou a atenção dos gestores para um ponto muito importante: eliminar todos os gastos desnecessários das empresas.

O descontrole financeiro, aliado a recessão do mercado, afetou diretamente os empresários. Muitos deles mal conseguiam dar conta de manter o capital de giro, que é dinheiro que sustenta a operação do negócio.

A triste realidade é que muitos empreendedores e gestores simplesmente não sabem como gerir a parte financeira do negócio de forma eficiente e racional.

O resultado disso são orçamentos apertados, muitas vezes com falta de recursos para cobrir todas as despesas.

Para que isso não ocorra, o controle de gastos e a eliminação de todas as despesas desnecessárias é fundamental.

Listamos abaixo 5 dicas essenciais que irão otimizar os recursos financeiros da sua empresa.

1. Planejamento é a palavra de ordem

Grande parte dos gestores tem dificuldade em avaliar o peso de suas despesas no orçamento total da empresa. O que acontece é que os valores vão se acumulando e, no fechamento do caixa, acarretam em grandes custos.

Por isso, tenha um controle muito rigoroso de todos os gastos da empresa. Para isso, o método mais eficiente é contar com uma planilha.

Ao final de cada mês, analise profundamente cada despesa e veja onde o dinheiro está sendo direcionado. Dessa forma, você poderá controlar melhor os investimentos e eliminar tudo aquilo que for supérfluo.

2. Tenha um controle de gasto preciso

Não basta fazer um extenso planejamento, é preciso segui-lo com precisão.

Estabeleça tetos para os gastos de cada departamento da empresa e caso chegue ao limite, desenvolva estratégias para economia.

Para não gastar em excesso, nem desperdiçar os recursos em situações desnecessárias, crie parâmetros para as despesas emergenciais e tenha sempre uma reserva para o caso de imprevistos.

E por mais que muitos gestores já estejam cansados de saber, nunca é demais reforçar: em hipótese alguma, mistures contas pessoais com as contas da empresa.

3. Evite compras a prazo

Um erro bastante comum de empresários é parcelar compras em inúmeras parcelas, criando a falsa sensação de economia.

O pensamento de que parcelas pequenas não irão sobrecarregar o orçamento é o responsável pelo endividamento de muitos negócios.

Obviamente, dependendo do investimento, o pagamento parcelado é fundamental. Porém, sempre que possível, opte por pagar à vista, principalmente, em recursos que são utilizados rotineiramente.

4. Negocie com seus fornecedores

Corroborando a dica anterior, negocie os preços de seus insumos com os produtores. Com o planejamento em mãos, este é o momento de cortar gastos.

Reavalie os contratos firmados com seus fornecedores e tente acordos mais vantajosos. Isso será muito mais fácil se o pagamento for feito na hora e à vista.

Com o valor em mãos, você conquistará preços muito abaixo do mercado. E isto não está restrito somente ao segmento do comércio. É algo que pode ser feito a qualquer tipo de negócio.

5. Tenha parcerias de sucesso

No empreendedorismo, contar com parcerias de sucesso é um dos pilares para conquistar o mercado.

Avalie sua empresa e veja quais as possibilidades de criar parceiros de negócios. Por exemplo, se seu escritório está necessitando de assistência técnica para os computadores, negocie com as prestadoras de serviços a possibilidade de trocar um serviço pelo outro.

Dessa maneira, você otimiza os gastos e ainda diminui os custos operacionais.

Veja a realidade que sua empresa está inserida e busque alternativas para a redução de custos.

Se você busca aprimorar os gastos da sua empresa, otimizando os recursos e tendo estrutura para conquistar o sucesso de forma prática e sem altos custos, conte com a gente!

Acesse já o nosso site e conheça nosso plano perfeito para você: www.owzone.com.br.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.