Funil de vendas: caminhando para o sucesso da sua empresa

Conhecer a jornada do seu cliente e todos os caminhos que ele percorre desde o primeiro contato com o produto, até efetuar a compra é fundamental para criar estratégias de vendas assertivas.

O funil de vendas é a ferramenta ideal para compreender qual o caminho que o cliente faz até chegar a uma venda efetiva e dessa forma, criar estratégias mais assertivas, otimizando os resultados.

Compreendendo o conceito

Por definição, o funil de vendas é um recurso de gestão utilizado para visualizar e compreender como se dá todo o processo de venda, começando pelo contato inicial do cliente com o produto ou serviço, até a concretização do negócio.

No topo do funil encontram-se todos os consumidores que podem ou não se tornar clientes da empresa. Este usuário ainda não tem certeza da necessidade daquilo que a marca está oferecendo, ou não possui o problema o qual o produto ou serviço se propõe a solucionar.

Na parte central do funil temos os consumidores que estão considerando a possibilidade da aquisição do produto. Também chamada da fase de reconhecimento, o usuário admite que há um problema a ser resolvido.

Já na parte final do funil, encontram-se os clientes que estão considerando qual a melhor opção para o problema a ser resolvido. É neste instante em que ele compara valores, comodidades, vantagens.

Concluindo o processo de vendas, após considerar todas as opções disponíveis, o cliente considera a melhor para suas necessidades e efetua a compra.

Otimizando os resultados

A medida que os estágios do funil vão se encaminhando para a conclusão da venda, há a diminuição dos consumidores, o que justifica a representação gráfica.

Quanto mais o funil de vendas avança, a quantidade de leads — potencial cliente de uma empresa — diminui, pois, este tornar-se mais qualificado.

Toda esta estrutura e análise tem como objetivo mapear a jornada de compra do consumidor, ao mesmo tempo que verifica em quais etapas estão as melhores oportunidades para aumento dos leads e quais delas estão deficientes.

Por exemplo, se sua empresa apresenta os produtos e serviços a uma grande quantidade de clientes, mas pouquíssimos deles passam a considerar a sua aquisição, é provável que os público-alvo esteja equivocado.

Ou, em outra situação, se sua marca consegue atrair uma boa quantidade de leads qualificados, ou seja, aquele que tem reais possibilidades de aquisição, mas o número de negócios concretizados é baixo, a problemática talvez se encontre na parte comercial da empresa.

Tão importante quanto compreender a jornada de compra do seu cliente, é conseguir analisar todas informações de forma estratégica, de forma a formular soluções aprimoradas.

Análises aplicadas em soluções

Analisando como se dá a jornada de compra do cliente, as empresas passam a desenvolver melhores ações de marketing e comerciais, aperfeiçoando os gatilhos de vendas.

Estas são as condições que fazem os consumidores irem avançando no funil de vendas. Em cada uma das etapas, é preciso desenvolver um gatilho específico, que seja condizente com a condição do consumidor e que desperte o seu interesse.

Para isso, a empresa deve utilizar todo o conhecimento que possui a cerca de seus clientes: hábitos, anseios, ambições. Dessa maneira, criam-se ações personalizadas e eficientes.

Para ter um empreendimento de sucesso, é muito importante encontrar soluções que melhore os recursos da empresa.

Com o funil de vendas, compreendem-se quais são as demandas para a captação de clientes e principalmente as partes mais deficientes, otimizando as ações e gerando mais resultados. É uma ferramenta que deve sempre aplicada.

Na Owzone, estamos em constante evolução para oferecer aos empreendedores a melhor estrutura para sua empresa. Aqui você conta com todos recursos necessários para alcançar o topo!

Acesse www.owzone.com.br e conheça nossos serviços.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.