5 dicas essenciais para manter o foco no trabalho

Foco é, com certeza, um dos principais atributos buscados pelo mercado de trabalho.

Ter a capacidade de concentrar-se em um objetivo e executar ações para alcançá-lo, deixando de lado a procrastinação e as distrações, é essencial para tornar-se um profissional de alta performance.

No entanto, mensagens no WhatsApp, notificações nas mídias sociais, e-mails que chegam à caixa de entrada a todo instante, ambientes de trabalho tumultuados, são somente algumas das situações que minam totalmente a atenção na atividade executada.

São tantas as distrações no dia a dia que é comum chegar ao final do expediente com a sensação de que deveríamos ter feito muito mais do que foi realizado.

Para profissionais que buscam sempre o máximo de produtividade, este é um cenário que deve ser evitado, já que perder o foco no trabalho, além de diminuir a eficiência nas atividades, aumenta muito o cansaço.

Quer manter a alta produtividade? Separamos 5 dicas essenciais para você manter o foco no trabalho.

Faça um planejamento semanal das atividades

No início da semana, desenvolva um cronograma de todas as atividades que irão ser realizadas no período e os objetivos que deseja alcançar.

Ter antecedência do planejamento dará a você mais controle das suas tarefas, o que irá possibilitar ter mais atenção em cada uma das atividades.

Mantenha esta programação organizada e separe sempre alguns minutos do seu dia para conferir tudo o que foi concluído, além de fazer os ajustes necessários.

Crie um ambiente de trabalho organizado

Prepare seu espaço de trabalho e tenha sempre seus objetos e documentos em total organização.

Bagunça, além de ocupar espaço, arruína qualquer possibilidade de concentração, já que a mente reconhece aqueles utensílios como algo com o qual deveria se preocupar.

Mantenha em sua mesa somente o que for necessário para a execução do trabalho e não crie distrações. Sem os objetos que distraiam sua atenção, torna-se mais simples manter o foco.

Elimine atividades desnecessárias

Muitas vezes, mesmo com um planejamento preciso, ocorrem imprevistos que acabam com o controle do cronograma.

Por isso, estabeleça critérios para avalizar as reais urgências e deixe de lado tudo o que não for realmente importante.

Se estas situações inesperadas são comuns do seu cotidiano profissional, a dica é já separar um tempo do dia somente para estas ocasiões.

Dessa forma, é possível manter as sequências de atividades, sem deixar de lado nenhuma questão.

Concentre-se uma atividade de cada vez

Com tantas fontes de informações exigindo nossa atenção, acabamos por nos acostumar a executar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Esta é uma armadilha perigosa e razão de tanta improdutividade no trabalho.

Concentre-se em somente uma atividade por vez e ao executá-la, invista toda sua dedicação. Afinal, um serviço bem feito é realizado somente uma vez.

Mesmo atividades rotineiras devem contar com sua atenção total, sem nenhuma distração. Assim, você terá a garantia de um trabalho bem executado.

Faça pausas periódicas

Complementando a dica anterior, não se iluda em considerar passar horas concentrado em uma mesma atividade.

Isso não acontecerá já que nosso cérebro não é capaz de manter a concentração por mais do que 20 ou 25 minutos.

Portanto, estabeleça ciclos de trabalho que tenham essa duração e, ao final, faça pausas periódicas.

Nestes intervalos, coloque sua atenção em outra atividade, totalmente diferente daquela que estava sendo realizada. Com isso, sua mante ficará relaxada e irá produzir muito mais.

Colocando estas dicas em prática, você irá aumentar sua produtividade e colocar-se como um profissional de alta performance.

Quer outra dica? Venha conhecer um jeito inovador de trabalhar. Conheça o mundo Owzone: www.owzone.com.br

Compartilhe!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.